top of page
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
CIRURGIA DO MEMBRO SUPERIOR
Reabilitação em Cirurgia do Ombro
Todo o conteúdo presente nesta página deve ser lido, interpretado e praticado somente após orientação de seu médico assistente. A realização inadequada e/ou sem orientação médica pode levar a complicações graves.
os exercícios devem ser feitos de acordo com a orientação na ficha do paciente - Clique aqui para baixar e imprimir
Os exercícios devem ser feitos lentamente, sem movimentos bruscos.
os exercícios não substituem a fisioterapia orientada por profissional habilitado. diante da pandemia do coronavírus cada paciente deve avaliar os riscos relacionados a frequentar clínicas de reabilitação.
Pendulares
Apoiar o membro não operado em uma mesa, inclinar o corpo para frente e com movimentos do corpo impulsionar rotações em ambos os sentidos do membro operado. é Contatado em tempo (30s a 1 min)
fase 1
Com as mãos entrelaçadas, a força é feita com o membro não operado. Partindo da posição inicial deitada, cotovelos ao lado do corpo, levar as
mãos à testa e depois esticar para trás na mesma altura da testa. voltar à testa e voltar ao lado do corpo. Contado em repetições.
Re deitado
Com os cotovelos ao lado do corpo, iniciar com as mãos na barriga e deixar que o próprio peso do braço faça o movimento final de rotação externa. depois retornar à posição inicial.Contado em repetições.
fase 2
Com as mãos entrelaçadas, a força é feita com o membro não operado. Partindo da posição inicial sentada, cotovelos ao lado do corpo, levar as
mãos à testa e depois esticar para cima na mesma linha da cabeça (não trazer para a nuca). voltar à testa e voltar ao lado do corpo. Contado em repetições.
re em pé/sentado
Com os cotovelos ao lado do corpo, iniciar com as mãos na barriga e fazer o movimento de rotação externa. depois retornar à posição inicial. Contado em repetições.
fase 3
Com as mãos entrelaçadas, a força é feita com o membro não operado. Partindo da posição inicial sentada, cotovelos ao lado do corpo, levar as
mãos à nuca, abrir os cotovelos e depois esticar para cima na mesma linha da nuca, voltar à nuca e voltar ao lado do corpo. Contado em repetições.
Reabilitação na água
recomendado somente para pessoas confortáveis e seguras com o meio aquático
Seguir as orientações abaixo:
- Exercício 1 - Elevação e retropulsão
- Exercício 2 - Rotação externa
- exercício 3 - rotação interna alternada
- exercícios 4 - elevação deitado
- exercícios 5 - elevação sentado
- exercícios 6- Elevação em flutação
- exercício 7 - movimentação em flutuação
bottom of page