top of page

Lesões do Manguito Rotador

Manguito rotador é o grupo de tendões da articulação do ombro que fornece suporte e permite a completa amplitude de movimento do ombro. Lesões graves nesses tendões podem resultar em ruptura dos mesmos, sendo uma das causas mais comuns de dor no ombro em adultos de meia-idade e idosos.

Causas

 

Podem ocorrer com o uso repetido em posição elevada do ombro, durante a prática de esportes ou durante acidentes automobilísticos. As rupturas do manguito rotador também podem ocorrer em uma queda ou levantamento de peso. Outra causa comum é a ruptura espontânea devido ao processo degenerativo do envelhecimento.

 

Sintomas

 

As rupturas do manguito rotador costumam causar dor intensa, fraqueza do braço e sensação de crepitação no ombro com movimento em certas posições. Pode haver rigidez, inchaço, perda de movimentos e sensibilidade na parte frontal do ombro.

 

Diagnóstico

 

Um diagnóstico de ruptura do manguito rotador é baseado no exame físico, raios-X e estudos de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia. As rupturas do manguito rotador são mais bem visualizadas em imagens de ressonância magnética (RNM).

 

Opções de tratamento

 

conservador - Descansar Tipoia de ombro Medicamento antiinflamatório não esteroidal, injeção de um esteroide (cortisona) e um anestésico local no espaço subacromial do ombro afetado para ajudar a diminuir a inflamação e a dor Fisioterapia

 

Cirurgia - O reparo do manguito rotador pode ser realizado por cirurgia aberta ou procedimento artroscópico. No procedimento de artroscopia, o espaço para os tendões do manguito rotador será aumentado e a ruptura do manguito será reparada com âncoras de sutura. Essas suturas de âncora ajudam a prender os tendões ao osso do úmero. Após a cirurgia, a recuperação é lenta, uma tipóia é necessária por 4 a 6 semanas e o tempo total de recuperação vai de 3 a 6 meses.

santy.jpeg
bottom of page