ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
CIRURGIA DO MEMBRO SUPERIOR
Luxações e Instabilidade do Ombro
A luxação do ombro ocorre quando a cabeça do úmero (a parte da bola) se separa completamente da glenóide (a parte do encaixe) do ombro. Uma luxação parcial é chamada de subluxação, enquanto uma separação completa é chamada de luxação.
A instabilidade do ombro é uma condição crônica que causa luxações frequentes da articulação do ombro geralmente com mínimos esforços

Normal

Luxação
Fatores de risco
Os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver instabilidade do ombro incluem:
- Lesão ou trauma no ombro Caindo com a mão estendida
- Esportes repetitivos e de impacto, como handeball, natação, artes marciais, vôlei ou levantamento de peso
- Ligamentos do ombro frouxos (fator genético)
sintomas
Os sintomas comuns de instabilidade do ombro incluem dor com certos movimentos do ombro; um som de estalo ou rangido pode ser ouvido ou sentido, inchaço e hematomas no ombro podem ser vistos imediatamente após a subluxação ou luxação. A deformidade visível e a perda da função do ombro ocorrem após a subluxação. Mudanças de sensação, como dormência ou mesmo paralisia parcial, podem ocorrer após a luxação devido à pressão nos nervos e vasos sanguíneos.

Tratamento conservador (não operatório)
O objetivo do tratamento conservador para a instabilidade do ombro é restaurar a estabilidade, a força e a amplitude total de movimento. As medidas de tratamento conservador podem incluir o seguinte:
- Redução fechada: após uma luxação, pode-se manipular a articulação do ombro, geralmente sob anestesia, realinhando-a na posição adequada. A cirurgia pode ser necessária para restaurar a função normal, dependendo da sua situação Medicamentos: medicamentos para a dor e antiinflamatórios podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Descanse o ombro lesionado e evite atividades que exijam movimentação com o braço suspenso. Uma tipoia pode ser usada por 2 semanas para facilitar a cicatrização e aliviar a dor.
Cirurgia
Quando as opções de tratamento conservador não conseguem aliviar a instabilidade do ombro, recomenda-se a cirurgia de estabilização do ombro. A cirurgia de estabilização do ombro é realizada para melhorar a estabilidade e a função da articulação do ombro e prevenir luxações recorrentes. Pode ser feito por via artroscópica, dependendo da sua situação, com incisões bem menores. A artroscopia é um procedimento cirúrgico no qual um artroscópio, um pequeno tubo com uma luz e uma câmera de vídeo na extremidade, é inserido em uma articulação para avaliar e tratar a doença. Os ligamentos rompidos podem ser reparados (costurados) de volta ao osso glenóide e fixados em “âncoras ósseas”, que são pequenos plugues de plástico.O pós operatório geralmente involve o uso de tipóia por 4-6 semanas e reabilitação por 4-6 meses. Retorno a atividades esportivas de impacto geralmente após os 6 meses da cirurgia.
Luxação da Articulação Acrômio-Clavicular
A articulação acrômio-clavicular é localizada na junção da parte lateral da clavícula com o osso acrômio (porção superior do ombro)
Geralmente ocorre após traumas diretos sobre o ombro, como quedas na prática esportiva e acidentes ciclístico-motociclísticos
os sintomas são semelhantes à luxação do ombro, porém no caso da articulação acrômio-clavicular, é a clavícula que desloca em sentido superior. neste caso, o paciente apresenta uma deformidade visível no ombro porém mantém a capacidade de movimentar o mesmo, ao contrário da luxação do ombro.
A luxação acrômio-clavicular é classificada em 6 tipos, de acordo com o grau e quais ligamentos foram rompidos.

o tratamento da luxação acrômio-clavicular depende do grau da lesão e nível de atividade que o paciente exerce (laboral e esportiva)
Em termos gerais, luxações do tipo 1 ao tipo 3 podem ser tratadas de maneira conservadora com uso de tipóia e medicamentos para dor. Já as do tipo 4 ao tipo 6 geralmente são de tratamento cirúrgico, sendo realizada a colocação da articulação em seu local anatômico e reparo dos ligamentos rompidos
